No dia 30 de março de 1972, nascia em Belo Horizonte, em Minas Gerais, um dos jogadores que por mais tempo defendeu um clube na história futebol brasileiro: o goleiro Harlei.
Fora dos padrões para a posição, Harlei de Menezes Silva não era um goleiro alto e nem esguio. Sempre chamou atenção por compensar a baixa estatura com rapidez, elasticidade e reflexo.
Apesar de ter defendido o Goiás por 15 anos, o goleiro foi revelado mesmo no Cruzeiro e conquistou diversos títulos. Chegou aos profissionais em 1990 e logo se destacou.
Fez parte de uma década vitoriosa da Raposa, colocando no currículo títulos do Campeonato Mineiro (1990, 92, 94, 96 e 97), da Copa do Brasil (1993 e 96) e da Copa Libertadores (1997).
Saiu do clube após a conquista continental e ainda passou por Comercial-SP e Vila Nova-GO. O goleiro foi contratado pelo Goiás em 1999 e ali iniciou a passagem mais marcante da carreira.
Mesmo já tendo conquistado diversas taças importantes, foi no Esmeraldino que Harlei se tornou ídolo. Foram, ao todo, 831 jogos vestindo a camisa do Goiás. Um recorde absoluto no clube.
O goleiro era um pesadelo para os atacantes adversários. Ficou marcado pelos vários milagres debaixo das traves, com atuações inacreditáveis, principalmente em clássicos e grandes decisões.
Conquistou o Campeonato Goiano (2000, 2002, 2003, 2006, 2009, 2012 e 2013), a Copa Centro-Oeste (2000, 2001 e 2002) e a Série B do Campeonato Brasileiro (1999 e 2012).
Harlei se aposentou oficialmente dos gramados no dia 7 de dezembro de 2014, em uma partida contra a Chapecoense. Foram, ao todo, 15 temporadas defendendo o Goiás.