Newsletter subscribe


America-RJ, Botafogo, Posts, Santos, Vasco da Gama

Heleno de Freitas

heleno de freitas
Posted: 12/02/2016 at 07:51   /   by   /   comments (0)

No dia 12 de fevereiro de 1920, nascia na cidade de São João Nepomuceno, no interior de Minas Gerais, um craque estilista e extremamente polêmico: o goleador Heleno de Freitas.

O centroavante nasceu em uma família de classe alta, mas contrariava os parentes para perseguir o sonho de jogar futebol. Foi descoberto justamente batendo bola na praia.

Iniciou a carreira profissional no Botafogo em 1940, clube no qual se tornou ídolo e um dos maiores artilheiros de sempre com 204 gols em 233 jogos. A fama, porém, veio de outra forma.

Heleno tinha um temperamento forte, sempre discutindo em campo e sendo expulso. A trajetória foi marcada por diversas brigas, sendo com adversários ou parceiros de time.

O craque chegou a agredir o então presidente do Botafogo, Benjamin Sodré, por ser repreendido. Em uma das confusões, contra o Madureira, teve de ser contido pela polícia.

Dono de jogadas geniais e dribles desconcertantes, jogou no Boca Juniors e foi campeão carioca em 1949 vestindo a camisa do Vasco da Gama no chamado “Expresso da Vitória”.

Passou pelo Junior Barranquilla, da Colômbia, e ganhou uma estátua em praça pública na cidade. Ainda atuou no Santos e no America-RJ antes de decidir se afastar dos gramados.

O goleador recebeu o apelido de “Gilda”, personagem da atriz americana Rita Hayworth à época. Já os torcedores e a mídia o apelidaram de “Príncipe Maldito” pelas controvérsias.

Heleno de Freitas se envolveu com drogas e ainda sofreu de sífilis. Faleceu no dia 8 de novembro de 1959 esquecido e abandonado, internado em um hospício de Minas Gerais.