No dia 8 de abril de 1966, nascia na cidade de Santa Rita, na Paraíba, um jogador que fez muito sucesso com as camisas de Vasco da Gama e Palmeiras: o meia e lateral-esquerdo Mazinho.
Ainda jovem, Iomar do Nascimento começou a jogar futebol no Santa Cruz, clube da cidade natal. Mudou-se para o Rio de Janeiro para defender o Vasco da Gama ainda nas categorias de base.
Em 1985, foi lançado na equipe profissional e logo passou a fazer sucesso ao lado de Romário e Mário Tilico. No ano seguinte, já era considerado titular absoluto da equipe.
Mazinho foi campeão carioca em 1987 e 1988, além de ter conquistado o título brasileiro em 1989. Ele se destacava tanto que começou a ser lembrado para a seleção brasileira.
O atleta conquistou o prêmio Bola de Prata da ‘Revista Placar’ em 1987, 88 e 89. Ele ainda participou da seleção que ficou com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1988.
Em 1989, fez parte do elenco canarinho que venceu a Copa América. Entre 1990 e 1992, após muito assédio, atuou no futebol italiano e vestiu as camisas de Lecce e Fiorentina.
O craque retornou ao Brasil para defender o Palmeiras e participou do time que colocou fim ao jejum de títulos da equipe, vencendo o Campeonato Paulista e o Brasileiro em 1993.
Naquele plantel, foi um dos destaques ao lado de Roberto Carlos, César Sampaio, Zinho, Edmundo e Evair. O jogador ainda ficou para o bicampeonato estadual em 1994.
Naquele ano, o ponto alto na carreira. Mazinho foi para a Copa do Mundo e se tornou um dos jogadores mais importantes na conquista do tetracampeonato da seleção brasileira.
Deixou a competição, nos Estados Unidos, como uma das estrelas do Valencia (ESP). No país europeu, ainda defendeu Celta de Vigo, Eche e Deportivo Alavés.
Mazinho resolveu pendurar as chuteiras em 2001, quando estava no Vitória. Os dois filhos dele, Thiago Alcântara e Rafa Alcântara, se tornaram jogadores profissionais de futebol.