No dia 8 de março de 1955, nascia em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, um dos principais volantes do futebol gaúcho e que vestiu as camisas colorada e tricolor: o craque Batista.
Iniciou a carreira profissional no Internacional, onde se formou nas categorias de base. Chegou ao time principal em 1973 e não demorou a conquistar os primeiros títulos no clube.
Batista levantou a taça do Campeonato Gaúcho em 1975, 76 e 78, além de ter feito parte das equipes que conquistaram o Campeonato Brasileiro nos anos de 1975, 76 e 79.
Formou um dos melhores e mais inesquecíveis meios de campo da história do Colorado, ao lado de Paulo Roberto Falcão e Jair, jamais tendo deixado a memória da torcida do Inter.
O volante saiu do Inter em 1981 após um desentendimento com a diretoria. Os cartolas abriram mão do passe dele durante as negociações e o principal rival, o Grêmio, comprou.
O bom futebol fez com que ele ganhasse espaço na seleção brasileira, onde disputou 47 partidas. Foi convocado para a Copa do Mundo de 1982, na Espanha, e chegou a ser titular.
Batista enfrentou uma contusão e, no estádio Olímpico, não teve o mesmo desempenho. Defendeu a camisa tricolor por um ano, passou rapidamente pelo Palmeiras e foi para a Europa.
No futebol italiano, vestiu as camisas da Lazio e do Avellino. Em Portugal, atuou pelo Belenenses. Retornou ao Brasil em 1988, jogou no Avaí e foi campeão catarinense. Batista encerrou a carreira em 1989 e se tornou comentarista esportivo.