Newsletter subscribe

Corinthians, Juventus, Nacional-SP, Portuguesa, Posts

João Roberto Basílio

Basílio - Pé de Anjo
Posted: 04/02/2016 at 21:23   /   by   /   comments (0)

No dia 4 de fevereiro de 1949, nascia na capital paulista aquele que marcou o gol mais importante de toda a história corinthiana: o craque Basílio, que entrou para a história como o “Pé de Anjo”.

Poucos sabem, mas o primeiro título paulista de Basílio não foi conquistado na equipe de Parque São Jorge. Ele já havia levantado a taça antes, no clube que o revelou: a Lusa.

O meia iniciou carreira na Portuguesa na década de 1960 e despontou no time que tinha Felix, Ivair, Leivinha e Marinho Pérez. Foram nada menos que 318 jogos e 75 gols.

Basílio ainda jogou ao lado de Enéas, Cabinho, Xaxá, Badeco e Wilsinho, que foram campeões paulistas em 1973. Ele estava em campo naquela final, cuja taça foi dividida com o Santos.

No entanto, a passagem que marcou a carreira dele ocorreu no Corinthians. Desembarcou na “Fazendinha” com o objetivo de ser um dos substitutos de Rivellino, o “Reizinho do Parque”.

Disputou 253 jogos, mas o principal deles foi a final do Campeonato Paulista de 1977. Ele marcou o gol que tirou o Timão de um jejum de títulos que durava quase 23 anos.

Naquele 1 a 0 sobre a Ponte Preta, no estádio do Morumbi, anotou o tento mais importante da carreira, que atravessa gerações até hoje e jamais sairá da memória corinthiana.

Basílio ainda passou por Juventus, Nacional e Taubaté. Decidiu se tornar treinador e teve atuações em Corinthians, São José, Botafogo-SP e Juventus.