Newsletter subscribe


Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Internacional-RS, Posts, Vasco da Gama

Joel Santana

Joel Santana
Posted: 25/12/2015 at 07:57   /   by   /   comments (0)

Ninguém melhor do que ele para desejar um Feliz Natal a toda a galera apaixonada por futebol! Afinal, acha que é apenas uma coincidência ele se chamar Joel Natalino Santana?

“Papai Joel” nasceu no dia 25 de dezembro de 1948 na cidade do Rio de Janeiro, onde depois faria a alegria de torcedores dos quatro grandes clubes da capital como técnico.

Poucos sabem, mas o “Rei do Rio” chegou a jogar bola, mesmo que por um período curto. Foi zagueiro do Vasco da Gama, do Olaria e do América-RN ao longo da década de 1970.

No entanto, Joel se consagrou mesmo no banco de reservas. Foi quando ele ganhou o apelido de “Cigano”, passando pelo comando de diversos clubes do Brasil e do mundo.

Entre eles estão America-RJ, Bahia, Corinthians, Coritiba, Vitória, Guarani, Internacional, Brasiliense e Cruzeiro. No exterior, Al Wasl, Al Hilal, Al Nasr, Vegata Sendai e África do Sul.

Joel Santana ficou marcado como um técnico motivador e com estilo “paizão”, transformando os elencos em uma família. Isso, claro, sem contar o carisma e o humor com a imprensa.

As principais glórias vieram na cidade maravilhosa…

No Vasco, foi campeão da Copa Mercosul e do Campeonato Brasileiro em 2000. Além do Torneio João Havelange de 1993 e dos títulos do Campeonato Carioca de 1992 e 93.

No Flamengo, venceu os estaduais de 1996 e 2008, além de conquistar a Taça Guanabara nos mesmos anos. Joel Santana ainda venceu a Copa Ouro da Conmebol em 1996.

No Botafogo, conquistou os títulos do Campeonato Carioca em 1997 e 2010, vencendo nos dois anos a Taça Guanabara. Já no Fluminense, garantiu o campeonato estadual de 1995.