Newsletter subscribe


Atlético-MG, Avaí, Coritiba, Fluminense, Juventude, Palmeiras, Portuguesa, Portuguesa Santista, Posts, Santos

Jorginho – Jorge Luís da Silva

Jorge Luís da Silva - Jorginho
Posted: 22/03/2016 at 09:00   /   by   /   comments (0)

No dia 22 de março de 1965, nascia na capital paulista um dos principais destaques da Portuguesa, do Palmeiras e do Atlético-MG nos anos 1980 e 1990: o meia Jorginho.

O craque deu os primeiros passos no futebol nas categorias de base da Lusa, ganhando projeção ao lado de Edu Marangon na Copa São Paulo de Futebol Jr. em 1983.

Chegou ao time profissional no ano seguinte, promovido pelo técnico José Poy. Fez parte do elenco vice-campeão paulista em 1985, substituindo o meia Toquinho em vários jogos.

Jorginho assumiu a titularidade absoluta em 1987, quando formou um dos melhores ataques da história da Portuguesa ao lado de Lê e Catatau. Tornou-se um dos xodós da torcida.

O meia ficou famoso pelo apelido de “Cantinflas” pela semelhança com um comediante mexicano de mesmo nome. “Sobrancelha” também acompanhou o jogador.

Em 1990, transferiu-se para o Palmeiras e foi um dos destaques do time. O craque não teve muita sorte, já que vestiu a camisa alviverde durante um período de seca de títulos.

O jogador, porém, caiu nas graças da torcida e era apontado como um dos principais nomes da equipe. Ficou no Parque Antarctica até o fim de 1992 e rodou por vários clubes.

Passou por Paysandu, Santo André, Coritiba, Juventude e Paulista. Voltou a ter projeção e boas atuações em 1997, quando assinou contrato com o Atlético-MG de Emerson Leão.

No Galo, o meia venceu a Copa Centenário de Belo Horizonte e foi um dos líderes do inesquecível time campeão da Copa Conmebol ao lado de Taffarel, Doriva, Marques e Almir.

No ano seguinte, transferiu-se para o Santos e ficou marcado por ir às redes em um momento especial. Jorginho marcou o gol de número 10 mil na história do alvinegro de Vila Belmiro.

O meia ainda teve passagens por Paraná, Portuguesa Santista, Fluminense, Rio Branco e Avaí. Tornou-se treinador e foi campeão brasileiro da Série B pela Lusa em 2011.