Jorginho – Jorge Luís da Silva

No dia 22 de março de 1965, nascia na cidade de São Paulo uma das principais revelações da Lusa nos anos 1980 e que também fez sucesso como treinador: o meia Jorginho.

O craque deu os primeiros passos no futebol nas categorias de base da Rubro-Verde, ganhando projeção ao lado de Edu Marangon na Copa São Paulo de Futebol Jr. em 1983.

Chegou ao time profissional no ano seguinte, promovido pelo técnico José Poy. Fez parte do elenco vice-campeão paulista em 1985, substituindo Toquinho em vários jogos.

Jorginho assumiu a titularidade absoluta em 1987, quando formou um dos melhores ataques da história da Portuguesa ao lado de Lê e Catatau. Tornou-se um dos xodós da torcida.

O meia ficou famoso pelo apelido de “Cantinflas” pela semelhança com um comediante mexicano de mesmo nome. “Sobrancelha” também acompanhou o jogador.

Em 1990, transferiu-se para o Palmeiras e depois passou por Santo André, Paysandu, Coritiba, Juventude, Paulista, Atlético-MG, Santos, Paraná, Fluminense, Rio Branco e Avaí.

Vestindo a camisa rubro-verde, Jorginho disputou 265 partidas oficiais e conquistou nada menos que 106 vitórias. Foram 29 gols marcados durante a passagem, entre 1984 e 1990.

Jorginho retornou ao Canindé em 2011 como treinador e comandou a “BarceLusa”, que conquistou o título da Série B do Brasileirão com uma das melhores campanhas da história.