No dia 21 de novembro de 1925, nascia na capital paulista o inesquecível volante Bauer. O craque que se tornou ídolo no São Paulo e ficou marcado como “O Monstro do Maracanã”.
Bauer foi revelado nas categorias de base do Tricolor e formou a mais famosa “linha média” da história do clube. Primeiro, ao lado de Zarzur e Noronha. Depois, com Rui e Noronha.
Foi seis vezes campeão paulista pelo São Paulo, levantando a taça em 1943, 45, 46, 48, 49 e 53. Na época, chegou à seleção brasileira e raramente ficava de fora das convocações.
Bauer foi considerado o melhor volante da Copa do Mundo de 1950, o que rendeu o apelido de “Monstro do Maracanã”. Foi um dos remanescentes do time a disputar o Mundial de 1954.
Representando o Brasil, sagrou-se campeão sul-americano em 1949. Ao sair do São Paulo, em 1953, passou pelo Botafogo-RJ, pela Portuguesa e pelo São Bento-SP.
Tornou-se treinador e descobriu em Moçambique um garoto bom de bola chamado Eusébio. Foi ele quem indicou o “Pantera Negra” a Béla Guttmann, então técnico do Benfica.
No São Paulo, foram 419 jogos disputados. Na seleção brasileira, foram 29 partidas. Faleceu no dia 4 de fevereiro de 2007.