Newsletter subscribe


Botafogo-SP, Corinthians, Fortaleza, Posts

José Guilherme Baldocchi

José Guilherme Baldocchi
Posted: 14/03/2016 at 08:00   /   by   /   comments (0)

No dia 14 de março de 1946, nascia na cidade de Batatais, no interior de São Paulo, um dos campeões do mundo em 1970 pela seleção brasileira: o zagueiro Baldocchi.

Os primeiros passos no futebol foram dados na cidade natal. Cresceu nas categorias de base do Batatais Futebol Clube e foi promovido ao elenco profissional em 1964.

Um ano depois, o bom futebol chamou a atenção dos dirigentes do Botafogo de Ribeirão Preto. Foi lá que brilhou nos torneios estaduais e ficou conhecido entre os clubes da capital.

Baldocchi foi contratado pelo Palmeiras em 1967 e fez parte da inesquecível Academia de Futebol. Ocupou a vaga deixada por Djalma Dias e era titular inquestionável na equipe.

O zagueiro foi campeão da Taça Brasil em 1967 e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa em 1969. As duas competições foram, mais tarde, reconhecidas como campeonatos brasileiros.

Em 1970, Baldocchi foi convocado para a seleção brasileira. Apesar de ter ficado na reserva de Brito, o zagueiro voltou do México com o tricampeonato da Copa do Mundo.

No ano seguinte, o craque foi negociado com o Corinthians. Ficou no Parque São Jorge até 1975, quando teve problemas com a diretoria e ficou afastado dos gramados por um ano.

Baldocchi ainda passou pelo Fortaleza, mas teve de encerrar a carreira cedo por uma fratura no pé. Aos 29 anos, pendurou as chuteiras e foi ser comerciante na cidade de Batatais.