Botafogo-SP, Corinthians, Fortaleza, Posts
José Guilherme Baldocchi

No dia 14 de março de 1946, nascia na cidade de Batatais, no interior de São Paulo, um dos campeões do mundo em 1970 pela seleção brasileira: o zagueiro Baldocchi.
Os primeiros passos no futebol foram dados na cidade natal. Cresceu nas categorias de base do Batatais Futebol Clube e foi promovido ao elenco profissional em 1964.
Um ano depois, o bom futebol chamou a atenção dos dirigentes do Botafogo de Ribeirão Preto. Foi lá que brilhou nos torneios estaduais e ficou conhecido entre os clubes da capital.
Baldocchi foi contratado pelo Palmeiras em 1967 e fez parte da inesquecível Academia de Futebol. Ocupou a vaga deixada por Djalma Dias e era titular inquestionável na equipe.
O zagueiro foi campeão da Taça Brasil em 1967 e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa em 1969. As duas competições foram, mais tarde, reconhecidas como campeonatos brasileiros.
Em 1970, Baldocchi foi convocado para a seleção brasileira. Apesar de ter ficado na reserva de Brito, o zagueiro voltou do México com o tricampeonato da Copa do Mundo.
No ano seguinte, o craque foi negociado com o Corinthians. Ficou no Parque São Jorge até 1975, quando teve problemas com a diretoria e ficou afastado dos gramados por um ano.
Baldocchi ainda passou pelo Fortaleza, mas teve de encerrar a carreira cedo por uma fratura no pé. Aos 29 anos, pendurou as chuteiras e foi ser comerciante na cidade de Batatais.