Newsletter subscribe

Flamengo, Posts

Leandro – José Leandro de Souza Ferreira

Leandro - Lateral Flamengo
Posted: 17/03/2016 at 05:00   /   by   /   comments (0)

No dia 17 de março de 1959, nascia na cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, um dos raros jogadores a passar toda a carreira vestindo apenas uma camisa: o lateral-direito Leandro.

Começou a jogar bola nas categorias de base do Flamengo, onde ficou até pendurar as chuteiras. O craque é um dos jogadores que mais vezes defendeu o clube na história.

O lateral-direito chegou à Gávea em 1976, realizando um sonho de infância, já que sempre foi torcedor. Desde cedo, mostrava-se um atleta muito técnico e de ótima visão.

Fez parte de um dos períodos mais gloriosos da história do Flamengo, quando Zico brilhava em campo. Leandro era dono das principais assistências e cruzamentos ao “Galinho”.

Com a camisa rubro-negra, venceu três edições do Campeonato Brasileiro (1980, 82 e 83), uma da Copa União (1987), além da Libertadores e da Copa Europeia/Sul-Americana (1981).

Leandro era presença constante nas convocações da seleção brasileira e fez parte do elenco que disputou a Copa do Mundo de 1982, na Espanha, sob o comando de Telê Santana.

Em 1986, na preparação para o torneio mundial, ele e Renato Gaúcho fugiram da concentração para curtir a noite. Renato foi cortado e Leandro, em solidariedade, pediu dispensa.

Venceu o prêmio Bola de Prata, da ‘Revista Placar”, em 1982 e 1985. Encerrou a carreira em 1990, tendo disputado mais de 400 jogos no Flamengo, e ganhou uma estátua na cidade natal.