Newsletter subscribe

America-RJ, Bangu, Botafogo, Flamengo, Fluminense

Lamartine Babo – O compositor que transportou o carnaval para os gramados

Lamartine Babo
Posted: 26/02/2017 at 05:00   /   by   /   comments (0)

O futebol desde sempre é tema de sucesso na música brasileira. E, claro, também é assunto recorrente nos enredos de escola de samba e, principalmente, nas tradicionais marchinhas de carnaval.

O carioca Lamartine Babo foi um dos compositores que conseguiu transformar a bola e os gramados em letras e acordes. As obras dele contagiaram não apenas o público, mas também as torcidas.

Na década de 1930, ele emplacou nas rádios, nos salões e nos blocos as marchinhas de carnaval de maior sucesso no país. Entre elas, “O Teu Cabelo Não Nega”, “Linda Morena” e “Grau Dez”.

Quando já era considerado um compositor consagrado, Lamartine Babo foi convidado a compor hinos populares para os clubes que disputariam o Campeonato Carioca de 1949.

Com o patrocínio do programa de rádio “Trem da Alegria”, lançou LPs de todas as equipes. No entanto, seis hinos fizeram tanto sucesso que foram adotados pelas torcidas e por alguns clubes.

Lamartine Babo compôs os hinos de America-RJ, Bangu, Vasco da Gama, Fluminense, Flamengo e Botafogo. Torcedor alvirrubro, jamais escondeu ter caprichado mais no hino do Mecão.

Em 1960, quando o America conquistou o título do Campeonato Carioca, o compositor desfilou pelas ruas do Rio de Janeiro em carro aberto fantasiado de diabo, mascote do clube.

Mesmo que não tenha sido o objetivo dele, Lamartine Babo entrou para a história do futebol carioca e, por tabela, brasileiro. O compositor carioca morreu no dia 16 de junho de 1963.