Newsletter subscribe

Posts

Londrina Esporte Clube

Londrina Esporte Clube
Posted: 05/04/2016 at 07:00   /   by   /   comments (0)

No dia 5 de abril de 1956, um grupo de amigos, com o apoio de empresários e importantes lideranças políticas do interior do Paraná, se uniam e fundavam o Londrina Esporte Clube.

As cores azul e branco foram um dos principais diferenciais da equipe, que surgia no cenário esportivo já com inúmeros concorrentes. Na região, havia dezenas de clubes amadores.

O principal objetivo era montar uma equipe de futebol. Para isso, a diretoria arrecadou fundos na cidade e correu atrás de outros clubes do eixo Rio-São Paulo para conseguir jogadores.

O Londrina contou com o apoio, principalmente, do Flamengo, do Botafogo e da Portuguesa para formar um elenco e ter condições de obter um registro na Federação Paranaense de Futebol.

A equipe se consolidou mesmo em 1962, quando conquistou o primeiro título estadual. Naquela ocasião, o torneio foi disputado por três grupos regionais: Norte, Sul e Norte Velho.

O Londrina foi o vencedor do Norte, o Coritiba o campeão do Sul e o Cambaraense do Norte Velho. A festa alviceleste veio em uma partida contra o Coxa, em Curitiba, vencida por 4 a 2.

Em 1976, houve uma verdadeira força-tarefa da cidade. O desafio era erguer arquibancadas em tempo recorde para o Londrina ter condições de disputar a elite do Campeonato Brasileiro.

E assim nasceu o tradicional estádio do Café, que recebe a equipe alviceleste até os dias atuais. O clube, porém, ainda tem como casa o VGD, estádio menor e mais antigo.

No mesmo ano, surgiu o mascote em alusão a um apelido dado pelo jornalista Victor Grein Neto em publicações nos jornais ‘Tribuna do Paraná’ e ‘O Estado do Paraná’: o tubarão.

Em 1980, o clube levantou um dos troféus mais importantes da história: a Taça de Prata. O campeonato representava a segunda divisão do Campeonato Brasileiro e dava acesso à elite.

O Londrina decidiu o título contra o CSA, de Alagoas. No primeiro jogo, empate por 1 a 1. Na segunda partida, vitória por 4 a 0 em um estádio do Café totalmente lotado pela torcida da casa.

Ao longo dos anos, o Tubarão conquistou quatro títulos estaduais da primeira divisão (1962, 1981, 1992 e 2014), três da segunda (1997, 1999 e 2011) e uma Série B do Brasileirão (1980).

Imagens: Londrina Esporte Clube