No dia 24 de agosto de 1957, nascia na cidade gaúcha de Rio Grande um ponta-direita que fez muito sucesso com a camisa rubro-verde na primeira metade dos anos 1980: Toquinho.
Luís Carlos Lombardi da Silva começou a carreira na cidade natal, formado no São Paulo (RS). Ainda na juventude, passou pelo Caxias (RS) até que despertou a atenção da Lusa.
O ponta-direita chegou ao Canindé em 1980 e foi ganhando a posição entre os titulares aos poucos. Assim como foi conquistando o torcedor, com vontade e determinação.
Fez bastante sucesso ao lado de Toninho, Jorginho, Edu Marangon, Luiz Muller e cia. Aquele time que chegou à final do Campeonato Paulista de 1985 encantando a todos.
Naquele ano, a Lusa ficou com o vice-campeonato. Toquinho deixou o Canindé naquele ano, passando depois por clubes como Londrina (PR), Ferroviária (SP) e Campinense (PB).
O ponta-direita disputou ao todo 273 jogos defendendo a Portuguesa, conquistando 103 vitórias e 88 empates. Ao pendurar as chuteiras, tornou-se treinador de futebol.