Newsletter subscribe


América-RN, Bangu, Botafogo, Fluminense, Náutico, Posts, São Paulo

Marinho Chagas

Marinho Chagas
Posted: 08/02/2016 at 11:36   /   by   /   comments (0)

No dia 8 de fevereiro de 1952, nascia na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, o lateral-esquerdo Marinho Chagas, um dos maiores craques revelados pelo futebol nordestino.

O jogador ficou marcado pelo estilo irreverente, a cabeleira loura e o humor tanto dentro quanto fora dos gramados. Iniciou carreira no Riachuelo-RN e depois foi para o ABC.

Foi campeão potiguar em 1970 e começou a despertar a atenção de outros clubes. Mudou-se para Pernambuco, jogou no Náutico e, em 1972, foi contratado pelo Botafogo.

Marinho era considerado um jogador à frente da época em que jogava. Como lateral-esquerdo, apoiava muito mais do que marcava e causava até uma certa polêmica nos gramados.

Em 1974, o craque foi convocado pela seleção brasileira e disputou a Copa do Mundo. Passou pelo Fluminense, onde conquistou o Troféu Teresa Herrera (1977).

Chagas foi uma das estrelas brasileiras a jogar no New York Cosmos, ao lado de Franz Beckenbauer em 1977. Também vestiu a camisa do Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.

O craque voltou ao Brasil para defender o São Paulo, onde foi campeão estadual em 1981. Ainda passou por Bangu, Fortaleza, America-RN, Los Angeles Heat (EUA) e Harlekin Augsburg (ALE).

Marinho Chagas é lembrado até hoje pelos apelidos de “Diabo Loiro” e “Bruxa” em razão da longa cabeleira. O “Canhão do Nordeste” faleceu no dia 1º de junho de 2014.