No dia 17 de dezembro de 1939, nascia na cidade catarinense de Laguna um dos mais clássicos volantes e também armadores da história do Santos: o craque Mengálvio.
Em 1959, iniciou a carreira profissional no Aimoré, clube gaúcho do município de São Leopoldo. Logo se tornou um dos destaques da equipe e foi contratado pelo Santos no ano seguinte.
Mengálvio formou a mais famosa linha de ataque do clube ao lado de Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. Foi um dos destaques do bicampeonato da Libertadores e do Mundial em 1962 e 63.
Era considerado um jogador clássico, de técnica refinada. Convocado para a Copa do Mundo de 1962, foi reserva de Didi. Na seleção, foram 14 partidas e um gol marcado.
Na Vila Belmiro, Mengálvio foi seis vezes campeão paulista, cinco vezes campeão da Taça Brasil e três vezes campeão do Rio São-Paulo. Ficou no alvinegro praiano até 1968.
Foram 371 partidas representando o Santos, com um total de 28 gols. O craque ainda vestiu a camisa do Milionários, da Colômbia, onde foi campeão do Torneio Finalización.