Newsletter subscribe


Confrontos, Posts, Santos

Vasco da Gama 1×2 Santos – O milésimo gol de Pelé (1969)

Milésimo gol de Pelé
Posted: 19/11/2015 at 10:08   /   by   /   comments (0)

O árbitro Manoel Amaro Lima apitava apontando para a marca da cal. O zagueiro Fernando, do Vasco da Gama, contestava e dizia que não havia cometido pênalti. Pelé estava caído.

Era noite de 19 de novembro de 1969. Os mais de 65 mil pagantes não estavam no estádio do Maracanã apenas para ver mais uma partida do Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Todos esperavam por aquele momento, pelo milésimo gol do atleta do século. Quando o cronômetro marcava 33 minutos, ele começava a se preparar para cobrar a penalidade.

Ajeitou a bola e virou de costas, olhando para os companheiros de time. Com as pernas trêmulas, mandou a redonda rente à trave. Pé direito de Pelé, canto esquerdo de Andrada.

Bem que o goleiro argentino acertou o lado. Mas não alcançou. O restante do jogo simplesmente inexistiu. Dezenas de fotógrafos e repórteres invadiram o campo em direção ao “Rei”.

Pelé balançou as redes pela milésima vez com 29 anos, já tendo sido bicampeão do mundo pela seleção brasileira, mas com apenas 13 anos de carreira profissional.

Assista ao histórico gol na vitória do Santos sobre o Vasco por 2 a 1: