Newsletter subscribe


Botafogo, Internacional-RS, Náutico, Posts, São Paulo

Milton Cruz

Milton Cruz
Posted: 01/08/2016 at 08:00   /   by   /   comments (0)

No dia 1º de agosto de 1957, nascia na cidade de Cubatão, no litoral de São Paulo, um meia que se destacou pela atuação tanto dentro quanto fora das quatro linhas: Milton Cruz.

Começou a jogar bola ainda criança e passou pelas categorias de base do Comercial, de Santos, e do Aliança, de São Bernardo do Campo. Em 1975, entrou para os juvenis do São Paulo.

Não demorou para que o jovem habilidoso e de passes rápidos fosse chamando a atenção. No ano seguinte, tornou-se artilheiro do Campeonato Paulista de Aspirantes e virou promessa.

Milton Cruz chegou aos profissionais em 1977, como atacante, e foi reserva do goleador Serginho Chulapa. Ficou no Tricolor até 1979 e, aproveitando as oportunidades, partiu para o exterior.

O bom desempenho passou a se consolidar enquanto ele vestia a camisa do Nacional, do Uruguai. Foi quando o jogador acabou convocado para seleção brasileira olímpica em 1984.

O meia fez parte da delegação que ficou com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, naquele grupo comandado pelo técnico Jair Picerni e que tinha Mauro Galvão, Kita e Dunga.

Milton Cruz ainda passou por Internacional, Catuense-BA e Náutico, até que recebeu uma proposta para atuar no futebol japonês. Em 1988, o atleta acertou a ida para o Tokyo Verdy.

Na temporada seguinte, passou pelo Nissan e retornou ao Brasil para conquistar o mais marcante título da carreira. Pelo Botafogo, fez parte do time que quebrou um jejum de títulos de 21 anos.

Foi, então, campeão carioca em 1989 e 1990. A passagem pelo Japão foi tão boa que ele encerrou a carreira lá. Ele pendurou as chuteiras em 1992, vestindo a camisa do Kashima Antlers.

O meia então passou a atuar fora das quatro linhas e se destacou principalmente como auxiliar técnico do São Paulo. Foram praticamente 22 anos consecutivos trabalhando no Tricolor.

Imagens: Terceiro Tempo