Palmeiras e Nacional, do Uruguai, são sempre protagonistas de grandes clássicos sul-americanos. Entre todos os confrontos, porém, o mais marcante foi disputado em 1998.
O Verdão aplicou a maior goleada sobre o rival em todas as partidas: 5 a 0. O placar foi o mais elástico da primeira fase da então Copa Mercosul, que teria o alviverde como campeão.
O jogo não era tranquilo, afinal, ocorreu no tradicional estádio Centenário, em Montevidéu. Oséas e Magrão, duas vezes, abriram 3 a 0 de vantagem logo no primeiro tempo.
Tiago Silva e Juliano, que começaram no banco, ampliaram a vantagem na segunda etapa. A noite de 19 de agosto marcou uma das melhores exibições do Palmeiras naquela competição.
O Verdão comandado por Luis Felipe Scolari foi a campo com os craques Velloso, Neném, Júnior Baiano, Cléber, Júnior, Roque Júnior, Rogério, Alex, Zinho, Magrão, e Oséas.
Já o Nacional, treinado por Hugo de León, tinha Romay, De Los Santos, Rodríguez, Jorjão, Bergara, Camejo, Del Campo, Vanzini, Guigou, Varela e Núñez.
O Palmeiras conquistou o título da Copa Mercosul de 1998 no dia 29 de dezembro daquele ano, quando venceu o Cruzeiro no Parque Antarctica por 1 a 0 com gol do paraguaio Arce.