Newsletter subscribe

Portuguesa

Olavo Rodrigues Barbosa – Nena – Portuguesa

Olavo Rodrigues Barbosa - Nena - Portuguesa
Posted: 11/07/2016 at 08:00   /   by   /   comments (0)

No dia 11 de julho de 1923, nascia na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, um dos melhores zagueiros da história da Portuguesa e do futebol brasileiro: o craque Nena.

O jogador ficou marcado pelos toques certeiros, pelo excelente desempenho na bola aérea e por um ótimo posicionamento em campo. Além de tudo, ainda tinha espírito de liderança.

Olavo Rodrigues Barbosa inicou a carreira no Internacional. O zagueiro fez parte do famoso “Rolo Compressor” do Colorado, ganhou a idolatria da torcida e foi campeão gaúcho por oito vezes (1940, 41, 42, 43, 44, 45, 47 e 48).

Em 1947, foi chamado pela primeira vez para a seleção brasileira. Nena foi convocado para integrar a delegação que conquistou o vice na Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil.

Depois do “Maracanazo”, o zagueiro se transferiu para a Portuguesa e formou a maior linha de defesa da história do clube ao lado do craque Noronha e do goleiro Muca.

O defensor fez parte do melhor esquadrão que a Lusa já teve, com Djalma Santos, Brandãozinho, Ceci, Julinho Botelho, Renato, Nininho, Pinga e Simão. Foram anos de glórias e títulos.

Nena liderou a defesa da Rubro-Verde durante a conquista da Tri-Fita Azul (1951, 53 e 54) em excursões ao exterior, nas quais o time retornou invicto e premiado pelo jornal “A Gazeta Esportiva”.

O zagueiro ainda foi titular nas conquistas do Torneio Rio-São Paulo em 1952 e 1955. No entanto, passou a enfrentar uma série de graves contusões, ficando afastado dos gramados.

Em 1958, depois de vários tratamentos, decidiu encerrar a carreira. Nena se tornou treinador das categorias de base da Portuguesa e chegou ao profissional.. Morreu em 17 de novembro de 2010.