Receba a Newsletter

America-RJ, Posts, Vasco da Gama

Orlando Lelé

Orlando Lelé
Publicado em: 22/01/2018 at 07:30   /   por   /   comments (0)

No dia 22 de janeiro de 1949, nascia na cidade de Santos, no litoral paulista, um dos mais folclóricos, competitivos e habilidosos laterais do futebol brasileiro: Orlando Lelé.

Tinha uma excelente visão de jogo e sabia se posicionar em campo como poucos. Raramente perdia divididas, além de descer ao ataque com velocidade e dar passes precisos.

Orlando Pereira começou a jogar bola muito cedo e surgiu como profissional no Santos em 1971. Não demorou a sair da Vila Belmiro para tentar a sorte do Coritiba.

Após mudanças de posição e postura, muitas delas vindas do técnico Tim, despontou e passou a chamar atenção. No Coxa, foi campeão do Torneio do Povo em 1973.

Lelé foi negociado com o America-RJ, que na época tinha um timaço e conquistou o título da Taça Guanabara como titular absoluto e um dos xodós da torcida alvirrubra.

Em 1976, o lateral-direito foi contratado pelo Vaso da Gama e ali teve a passagem mais marcante da carreira. Foi nesta época que ganhou uma oportunidade na seleção brasileira.

Convocado pelo técnico Osvaldo Brandão, conquistou a Taça do Atlântico e o Torneio Bicentenário naquele mesmo ano de 1976. Com o Brasil, aliás, até ganhou fama.

Lelé já era conhecido por ser sério e sisudo. A fama ganhou ainda mais força após a história briga com a seleção do Uruguai, motivada por Ramirez e Rivellino no Maracanã.

De volta ao Vasco da Gama, Orlando Lelé formou uma linha de defesa inesquecível. Ao lado de Orlando, Abel Braga, Geraldo e Marco Antônio, fez parte da “linha do inferno”.

Foi campeão carioca em 1977 e bateu na trave duas vezes em Campeonatos Brasileiros. Lelé deu muitos passes e cruzamentos para o sempre artilheiro Roberto Dinamite.

Lelé deixou o Vasco em 1981. Foi para a Udinese (ITA) e passou por Campo Grande (RJ), Jabaquara (SP) e Portuguesa Santista (SP). Morreu em 4 de setembro de 1999.

Imagens: Blog Tadeu Miracema, Arquivo do Futebol, Terceiro Tempo Campeões do Futebol.