Osmar Donizete Cândido – Donizete Pantera

No dia 24 de outubro de 1968 nascia na cidade de Prados, no interior de Minas Gerais, o atacante Osmar Donizete Cândido. Rápido e finalizador, ficou marcado como Donizete Pantera.

O apelido foi inspirado nas comemorações dele quando marcava gols, imitando o animal. Revelado pelo Volta Redonda em 1987, foi vice-campeão paulista pelo São José em 1989.

Foi quando despertou o interesse do Botafogo, onde formou uma das mais marcantes duplas de ataque do time ao lado de Túlio Maravilha. Fez parte do elenco campeão brasileiro em 1995.

Levantou o caneco do campeonato mexicano em 1994, pelo UAG, além da Copa Kirin, em 1996, pelo Verdy Kawasaki. Voltou ao Brasil, sendo campeão paulista no Corinthians em 1997.

Ainda passou por Benfica (POR) e Cruzeiro, mas se destacou mesmo no Vasco da Gama. Foi um dos atacantes daquele inesquecível time campeão da Libertadores em 1998.

Jogou na seleção brasileira entre 1995 e 1998, disputando nove partidas. Donizete Pantera ainda vestiu as camisas de Tigres (MEX), Palmeiras, Macaé e Londrina.