No dia 18 de setembro de 1916, nascia na cidade gaúcha de Taquara, no interior gaúcho, um dos maiores técnicos que a Lusa teve: Osvaldo Brandão. O homem que comandou a conquista da primeira Fita Azul.
O lendário treinador era o maestro do esquadrão formado por Muca, Nena, Noronha, Djalma Santos, Brandãozinho, Ceci, Julinho Botelho, Renato, Nininho, Pinga e Simão.
Esquadrão retratado no filme ‘Rubro-Verde Espetacular’, produzido pelo Acervo da Bola:
Brandão capitaneou a equipe na famosa excursão de 1951, quando a Portuguesa viajou pela Suécia, pela Espanha e pela Turquia – país em que praticamente difundiu o futebol.
Foram 12 partidas pela Europa, somando incríveis 11 vitórias e um empate. A Lusa enfrentou clubes como Fenerbahçe, Besiktas, Galatassaray, Valência e Atlético de Madri.
Este último escolheu a Portuguesa para dar o troco pela goleada do Brasil sobre a Espanha na Copa do 1950. Superando time, apito e estádio lotado, a Lusa conquistou a Taça San Isidro.
Osvaldo Brandão esteve à frente da Rubro-Verde entre 1951 e 1952, com um retorno entre 1978 e 1979. Foram 82 jogos, com 45 vitórias, 16 empates e apenas 21 derrotas.
O treinador brilhou ainda no Palmeiras, no Corinthians, no São Paulo e na seleção brasileira.