Osvaldo Brandão

No dia 18 de setembro de 1916, nascia em Taquara, no interior do Rio Grande do Sul, um dos mais folclóricos treinadores da história do futebol brasileiro: o mestre Osvaldo Brandão.

Profissional, exigente, sério, rígido e motivador, conseguiu o feito de se tornar ídolo como técnico dos dois principais rivais do futebol paulistano: Palmeiras e Corinthians.

Foi no clube de Palestra Itália que ele despontou. No alviverde, Brandão foi tetracampeão paulista e tricampeão brasileiro. Teve sucesso tanto nos anos 1950 quanto na década de 1960, quando comandou a segunda Academia de Futebol.

No Parque São Jorge, o treinador iniciou e encerrou o jejum de títulos. Foi campeão paulista duas vezes: em 1954 na eterna conquista do quarto centenário da cidade de São Paulo e em 1977 quando Basílio tirou o Corinthians da fila.

Brandão ainda conquistou a Fita Azul da Portuguesa em 1951, o Campeonato Argentino do Independiente em 1967, o Campeonato Paulista do São Paulo em 1971 e o Torneio Bicentenário dos EUA da seleção brasileira em 1976.

Osvaldo Brandão é até hoje o treinador que mais vezes esteve à frente do Corinthians em partidas oficiais, com 441 jogos. O técnico ainda passou por Santos, Peñarol (URU), Cruzeiro e Vila Nova. Faleceu no dia 29 de julho de 1989.