No dia 14 de setembro de 1942, a colônia italiana de São Paulo escolhia um novo nome para seu principal representante no futebol. Nascia a Sociedade Esportiva Palmeiras.
O clube foi fundado em 1914 e o novo nome não surgiu por vontade própria, mas por imposição do governo brasileiro como reflexo da entrada do país na Segunda Guerra Mundial.
Com a adesão do Brasil ao Eixo, o presidente Getúlio Vargas determinou que todas as agremiações que fizessem alusão à Itália, à Alemanha e ao Japão mudassem de nome.
Foi então que os abnegados da Sociedade Esportiva Palestra Itália se viram obrigados a escolher uma nova denominação. E a identidade atual teve duas grandes motivações.
Decidiu-se preservar o escudo, mantendo a letra P. E, para tanto, escolheram homenagear a extinta Associação Atlética das Palmeiras, na qual muitos jogadores do Verdão haviam atuado.
O uniforme também foi mudado para verde e branco. O verde representando a esperança e o branco, a paz. Antes, as camisas carregavam as cores da bandeira italiana, com vermelho.