Newsletter subscribe


Bangu, Botafogo, Internacional-RS, Posts

Paulinho Criciúma

Paulinho Criciúma
Posted: 30/08/2016 at 07:41   /   by   /   comments (0)

No dia 30 de agosto de 1961, nascia no interior de Santa Catarina um dos grandes goleadores do futebol brasileiro e que carrega no nome a cidade-natal: o centroavante Paulinho Criciúma.

O jogador entrou para a história como um exímio artilheiro, estando sempre muito bem posicionado e com uma pontaria incrível. Foi um atacante tanto técnico quanto brigador.

Paulo Roberto Rocha começou a carreira no próprio Criciúma. Após se destacar em torneios estaduais, foi contratado pelo América-SP de São José do Rio Preto em 1983.

Vestiu a camisa alvirrubra por uma temporada, marcado como o “chuteira de ouro” do interior paulista. O desempenho fez com que ele fosse para o Bangu-RJ, onde ganhou projeção nacional.

Paulinho Criciúma fez parte daquele elenco que chegou ao vice-campeonato brasileiro em 1985. O time fez uma campanha surpreendente, encantando o país e indo à final contra o Coritiba.

Com maior visibilidade, foi transferido para a Coreia do Sul, onde defendeu o Posco entre 1985 e 1986. Retornou ao futebol brasileiro como a grande esperança de gols do Botafogo.

O centroavante foi um dos principais artilheiros do alvinegro nas conquistas do Campeonato Carioca em 1989 e 1990. Uma geração que quebrou um jejum de títulos de 21 anos.

Entre os craques comandados por Valdir Espinosa estavam Ricardo Cruz, Wilson Gottardo, Mauro Galvão, Marquinhos; Carlos Alberto Santos, Luisinho, Maurício e Gustavo.
Em 1991, Paulinho Criciúma foi para o Internacional, mas não repetiu o mesmo desempenho. Depois, mudou-se para o Japão a fim de defender o Nagoya, onde atuou entre 1991 e 1992.

Ainda teve passagens pelo Los Angeles Salsa (1993 e 94), dos Estados Unidos, pelo Montreal Impact (1995), do Canadá, e pelo Club Celaya (1995 e 96), do México, quando encerrou a carreira.