Newsletter subscribe


Botafogo, Cruzeiro, São Paulo

Paulo Autuori

Paulo Autuori
Posted: 25/08/2016 at 09:00   /   by   /   comments (0)

No dia 25 de agosto de 1956, nascia na cidade do Rio de Janeiro um dos treinadores que mais se destacaram na década de 1990 no futebol brasileiro: o estudioso Paulo Autuori.

Contrariando a trajetória da maior parte dos técnicos, não atuou como jogador profissional e chegou ao banco de reservas após muitos anos de formação na vida acadêmica.

Paulo Autuori de Mello se formou em Educação Física (Universidade Castelo Branco), em Administração Esportiva (PUC-RJ) e concluiu o curso para treinador de futebol (UFRJ).

Os primeiros anos foram de experiência nas comissões técnicas de Portuguesa-RJ, America-RJ, São Bento-SP, Marília-SP, Bonsucesso-RJ e Botafogo. A partir daí, foi para Portugal.

Despontou na temporada 1986/87 como auxiliar técnico de Marinho Peres no Vitória de Guimarães e, já como treinador, levou o Marítimo à primeira competição europeia em 1994/95.

Paulo Autuori retornou ao Brasil como uma promessa em 1995. Foi contratado pelo Botafogo para substituir Jair Pereira. Não desperdiçou a chance e surpreendeu a todos.

O técnico comandou aquele timaço de Wilson Goiano, Gottardo, Sérgio Manoel, Donizete Pantera e Túlio Maravilha na conquista do Campeonato Brasileiro daquela inesquecível temporada.

Ele, que até então era desconhecido, passou a chamar atenção dos cartolas. Após uma temporada no Benfica, chegou ao Cruzeiro para, desta vez, fazer história em Belo Horizonte.

Em 1997, deu um novo estilo de jogo à Raposa de Dida, Baresi, Ricardinho, Palhinha, Fabinho, Marcelo Ramos e Elivélton. Foi campeão tanto mineiro quanto da Copa Libertadores.

Cobiçado pelos grandes clube do Brasil, ainda passou por Flamengo, Internacional e Santos antes de levantar a primeira taça na carreira por uma equipe do exterior.

Em 2001, Paulo Autuori foi contratado pelo Alianza Lima, do Peru. Naquele mesmo ano, conseguiu conquistar o Campeonato Peruano e montar um time que anos depois seria histórico.

O sucesso foi tanto no país que, no ano seguinte, assumiu o Sporting Cristal e conseguiu repetir o feito. As vitórias credenciaram o técnico a aceitar um grande desafio no Brasil.

Paulo Autuori foi o escolhido pela diretoria do São Paulo para tentar conquistar a Copa Libertadores de 2005. Liderou Rogério Ceni, Fabão, Lugano, Mineiro, Danilo, Luisão e Amoroso.

Depois de conquistar o torneio continental, ainda conseguiu manter o forte desempenho e vencer o Mundial Interclubes. Com isso, entrou definitivamente para a história do Tricolor.

Desde então, acumulou passagens por clubes do Japão e do Catar, retornando ao Brasil. Já mais experiente, encara o desafio de se reinventar no banco de reservas e retomar as conquistas.