Newsletter subscribe

Cruzeiro, Flamengo, Guarani, Portuguesa, Posts

Paulo César Borges

Paulo César Borges
Posted: 06/03/2018 at 09:30   /   by   /   comments (0)

No dia 6 de março de 1960 nascia na cidade de Fronteira, no interior de Minas Gerais, o goleiro Paulo César. Na posição, o jogador foi um dos mais vitoriosos da história do Cruzeiro.

Paulo César Borges começou a carreira como profissional no Marília (SP) em 1977, chegou à seleção brasileira de juniores em 1981, e depois defendeu o América de Rio Preto (SP).

O goleiro foi se firmando aos poucos, tendo passado por Sport (PE), Catanduvense (SP) e Bragantino (SP). Em 1989, chegou ao Cruzeiro a pedido do técnico Ênio Andrade.

Defendendo o clube celeste, Paulo César teve o melhor momento na carreira. Garantiu a titularidade absoluta por vários anos e era o ponto de segurança da torcida.

Foi duas vezes campeão mineiro (1990 e 1992), campeão da Supercopa Sul-Americana (1991 e 92) e campeão da Copa do Brasil (1993). Era um dos grandes goleiros daquela década.

Em 1994, deixou o Cruzeiro para jogar no futebol paulista. Defendeu a Portuguesa, que tinha Cuca, Paulinho McLaren e Capitão, para a disputa do Campeonato Brasileiro.

Chegou a ser premiado como um dos goleiros menos vazados da competição. Em 1995, foi para o “time dos sonhos” do Flamengo com Sávio, Edmundo e Romário.

No entanto, não vingou na Gávea. Em 1996, Paulo César estava no Guarani quando o time campineiro impôs a então inédita derrota ao histórico Palmeiras daquela temporada.

Paulo César queria retornar a Minas Gerais e recebeu uma proposta do Atlético Mineiro. Chegou a fazer parte do elenco de 1997, que venceu a Copa Conmebol, mas não se firmou.

Foi em 1998 que voltou para casa. Novamente no Cruzeiro, reencontrou o título e foi novamente campeão mineiro. Encerrou a carreira em 1999 no Araçatuba (SP).