Pages Menu
Categories Menu
Paulo César Carpegiani

Paulo César Carpegiani



No dia 7 de fevereiro de 1949, nascia na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, um dos mais habilidosos armadores do futebol brasileiro nos anos 1970: Paulo César Carpegiani.

Formado nas categorias de base do Internacional, despontou entre os titulares em 1969. Aos poucos foi ganhando espaço entre os titulares e se tornando um dos destaques do clube.

Considerado um meia clássico, tinha extrema habilidade no domínio da bola, com dribles curtos e objetivos. Carpegiani era dono de passes milimétricos e lançamentos precisos.

Fez muito sucesso com a camisa colorada ao lado de Paulo Roberto Falcão e Caçapava. O trio logo caiu nas graças da torcida, que acompanhou na época uma sequência de títulos.

Carpegiani levantou a taça do Campeonato Gaúcho em nada menos que sete anos consecutivos (1970, 71, 72, 73, 74, 75 e 76), entrando para a história do Internacional.

Sob o comando do técnico Rubens Minelli, fez parte do esquadrão que conquistou o bicampeonato brasileiro em 1975 e 1976. Time que tinha Manga, Marinho Peres, Batista, Valdomiro, Dario e Lula.

Naquela época, o meia-armador tinha presença constante na seleção brasileira e chegou a disputar a Copa do Mundo de 1974. Foram diversas convocações até a temporada de 1979.

Já ídolo no Internacional, Carpegiani foi contratado pelo Flamengo em uma transação milionária em 1977. Os cartolas cariocas desembolsaram impensáveis 5,7 milhões de cruzeiros.

O craque não demorou a se adaptar, afinal, passou a jogar ao lado de Zico, Júnior, Adílio, Andrade e tantos outros. O sucesso foi apenas questão de tempo, conquistando logo a torcida.

Carpegiani foi campeão carioca (1978 e 79) e conseguiu o feito de conquistar mais um título do Campeonato Brasileiro em 1980, entrando definitivamente para a galeria de ídolos na Gávea.

O meia-armador já havia sido submetido a uma cirurgia no joelho em 1975 e sofreu uma contusão séria após o título nacional. Ele pendurou as chuteiras em 1981 para se tornar treinador.

Imagens: Historia do Futebol, Escrevendo de Futebol e CR Flamengo