Newsletter subscribe

Paysandu, Posts

Paysandu Sport Club

Paysandu S. C.
Posted: 02/02/2016 at 21:17   /   by   /   comments (0)

No dia 2 de fevereiro de 1914, um grupo de 42 esportistas de diversas agremiações se reuniu na cidade de Belém, no Pará, e decidiu fundar o Paysandu Sport Club.

O nome Paysandu veio de uma cidade uruguaia, tomada por uma guerra civil no século XIX. Foi uma homenagem às tropas brasileiras, que ajudaram a libertar e pacificar a região.

Logo no primeiro uniforme, a diretoria escolheu as cores azul e branca. A camisa recebeu desde o início listras verticais e o calção era branco. No escudo, as inscrições PEC.

O PSC foi incluído depois, com a alteração de “Esporte” para “Sport” no nome. Os anos se passaram e, com eles, vieram as conquistas e os títulos principalmente no futebol.

Paysandu

São nada menos que 45 taças do Campeonato Paraense, uma da Copa dos Campeões, duas da Série B do Campeonato Brasileiro e uma participação na Libertadores da América.

O time da Curuzu tem como principais ídolos nomes como Castilho, Caim, Abel, Charles Guerreiro, Vélber, Sandro Goiano, Robgol, Quarentinha, Ivair, Jair Bala e Dadá Maravilha.