Portuguesa 2×1 Nigéria – Quando a Lusa derrotou médicos e engenheiros

Você sabia que a Lusa já enfrentou a seleção da Nigéria? No dia 15 de novembro de 1980, a Portuguesa recebeu a equipe africana em um jogo amistoso no estádio do Canindé.

O técnico da Nigéria era o saudoso Otto Glória, que já havia comandado a Lusa em outras oportunidades. Foi ele o treinador e um dos principais responsáveis pelo título paulista de 1973.

Otto recebeu diversas homenagens da torcida e da diretoria da Portuguesa. Uma delas pouca gente lembra atualmente: o vestiário dos visitantes no Canindé recebeu o nome dele.

A Portuguesa venceu a partida por 2 a 1 e, como noticiou a mídia, sem dificuldades. Os gols lusitanos foram marcados por Toquinho e Elias, sendo o tento nigeriano anotado por Emanuel.

Mário Travaglini escalou a Lusa com Moacir, César, Daniel González, Duílio, Fantick, Zé Mário, Wilson Carrasco, Danival, Toquinho, Elias e Pita. Cláudio e Mário Reis entraram.

Otto Glória montou a Nigéria com Best, Opala, Orlando, Tunde, Issima, Aluísio, Mida, San, Segun, Emanuel e Opiora. A equipe tinha poucos profissionais e era formada por três médicos, três engenheiros, dois advogados e um dentista.