Newsletter subscribe

Portuguesa, Posts

Renato Violani

Renato Violani - Portuguesa
Posted: 01/03/2018 at 09:00   /   by   /   comments (0)

No dia 1° de março de 1922 nascia na cidade de São Paulo um dos craques que formaram a maior linha de ataque de toda a história da Portuguesa: o meia e ponta Renato.

Renato Violani começou a jogar bola em um time amador fundado pela própria família no bairro da Saúde, na capital paulista: o Estrela da Saúde Futebol Clube.

Em 1941, o jovem foi chamado para jogar no Juventus e iniciou ali a carreira profissional. Logo chamou atenção pela rapidez, pela habilidade e pelo faro de goleador.

Foi vice-artilheiro do primeiro Campeonato Paulista que disputou e, na temporada seguinte, foi comprado pelo Palmeiras. No entanto, teve poucas chances no alviverde.

Em 1945, a Portuguesa adquiriu o passe de Renato e ali o futebol do craque voltou a brilhar. Começou como ponta-direita, mas com a chegada de Julinho Botelho virou meia.

Começou a fazer muito sucesso, foi convocado para a seleção paulista que participou da inauguração do estádio do Maracanã em 1950 e formou uma linha inesquecível na Lusa.

Ao lado de Julinho Botelho, Nininho, Pinga e Simão, o meia participou do maior esquadrão da história do clube, que conquistou a Fita Azul (1951, 53 e 54) e o Rio-São Paulo (1952 e 55).

 

 

Ficou na Lusa por uma década e resolveu abandonar a carreira profissional em 1955 por questões familiares. Mesmo assim, continuou jogando de vez em quando como amador.

Renato ainda chegou a disputar jogos da segunda divisão do Campeonato Paulista em três temporadas. O meia e ponta-direita faleceu no dia 13 de outubro de 2000.