Pages Menu
Categories Menu
Ronaldo Giovanelli

Ronaldo Giovanelli



No dia 20 de novembro de 1967, nascia na cidade de São Paulo o goleiro Ronaldo Giovanelli, um dos principais ídolos da torcida do Corinthians em todos os tempos.

Formado nas categorias de base do Timão, estreou na equipe profissional em 1988. Na época, era o terceiro goleiro do time, atrás do titular Carlos e do reserva Valdir Peres.

Naquele ano, foi destaque nas finais do Paulistão contra o Guarani, conquistando o título. No Brasileirão, ganhou fama de pegador de pênaltis, já que não havia empate no torneio.

O ápice da carreira, porém, veio em 1990. Não há corinthiano que esqueça da campanha que deu ao clube o primeiro título brasileiro da história. Tempos de Neto e Marcelo Djan.

Ronaldo foi convocado algumas vezes para a seleção brasileira, mas não teve continuidade por causa da fama de encrenqueiro. Ficou marcado como um jogador cabeça quente e brigão.

O goleiro fez 601 jogos pelo time de Parque São Jorge, sendo o terceiro atleta que mais vezes vestiu a camisa alvinegra. Fica atrás apenas dos ídolos Wladimir e Luisinho.

Ronaldo ainda foi campeão da Copa do Brasil em 1995. Saiu do clube três anos depois, acumulando passagens por Fluminense, Cruzeiro, Portuguesa, Ponte Preta e Portuguesa Santista.