Newsletter subscribe

Coritiba, Flamengo, Ponte Preta, Posts, Santos, São Paulo

Ronaldão – Ronaldo Rodrigues de Jesus

Ronaldão
Posted: 19/06/2016 at 09:00   /   by   /   comments (0)

No dia 19 de junho de 1965, nascia na cidade de São Paulo um zagueiro que marcou época na década de 1990 e se tornou um dos mais vitoriosos do futebol brasileiro: Ronaldão.

Como um defensor clássico, tinha um porte físico avantajado e jogava duro com os adversários. Sempre bem posicionado, não brincava em serviço e limpava a área como poucos.

Ronaldo Rodrigues de Jesus iniciou a carreira profissional no Rio Preto, time do interior paulista. No entanto, ele ainda era lateral-esquerdo naquela época e, mesmo assim, chamava atenção.

Com boas atuações, despertou o interesse dos dirigentes do São Paulo, que levaram o jogador para a capital em 1985. Integrou o elenco de forma discreta nos primeiros anos de clube.

Só foi despontar mesmo com o técnico Telê Santana que, em 1991, precisava de um zagueiro para substituir Ricardo Rocha. O atleta foi improvisado na zaga em um jogo e nunca mais saiu.

Ronaldão tornou-se um símbolo da raça no São Paulo e era um dos grandes pontos de segurança da equipe. Não demorou para que ele começasse a lotar o currículo de títulos.

Já como um ídolo da torcida tricolor, foi campeão tanto da Copa Libertadores quanto da então Copa Intercontinental em 1992 e 1993, sendo destaque em momentos decisivos das campanhas.

Ronaldão ainda fez parte dos elencos que conquistaram os troféus do Campeonato Paulista (1987, 89, 91 e 92) e também do Campeonato Brasileiro (1986 e 91).

Em 1994, o zagueiro foi convocado pelo técnico Carlos Alberto Parreira para a Copa do Mundo. Foi chamado às pressas após a contusão de Ricardo Gomes e participou do tetra.

No mesmo ano, transferiu-se para o Shimizu S-Pulse e ficou no Japão por uma temporada. Retornou ao futebol brasileiro para defender o Flamengo em 1995 e conquistar mais títulos.

Foi campeão carioca em 1996 jogando ao lado de Jorge Luis na zaga, em um time que tinha Romário e Sávio no ataque. Ficou na Gávea até 1997, quando acertou contrato com o Santos.

Já experiente e sem a mesma forma física de antes, ainda ajudou o time de Vila Belmiro a conquistar o Torneio Rio-São Paulo daquele ano justamente contra o ex-clube Flamengo.

Ronaldão ainda somou passagens por Coritiba e Ponte Preta, onde teve uma atuação de destaque e decidiu encerrar a carreira em 2002. Depois, tornou-se empresário de futebol.

Imagens: São Paulo F.C., Flamengo Eternamente, Outros Meninos da Vila