No dia 26 de outubro de 1863, dirigentes de 12 clubes ingleses se reuniram na Taberna Freemasons, em Londres, para elaborar as primeiras regras do futebol. A data ficou marcada como o dia da criação do esporte mais popular do planeta.
O encontro foi comandado pelo procurador de Justiça Ebenezer Cobb Morley, além de ter como consultores técnicos quatro membros do Sheffield FC. Fundado em 1857, o clube é tido como o mais antigo do mundo e tinha regras próprias de jogo.
Foi com base no regulamento da equipe que foram elaboradas as 13 primeiras regras do futebol. A primeira partida disputada a partir do novo código aconteceu no Campo de Limes, em um empate sem gols entre Barnes e Richmond.
Os primeiros jogos eram organizados entre integrantes da própria Football Association, que até hoje chefia o esporte na Inglaterra. O primeiro confronto entre clubes ocorreu no dia 26 de dezembro de 1860, quando o Sheffield FC encarou o Hallam FC.
A primeira versão das regras delimitava o tamanho do campo, as infrações e as saídas de jogo, além da criação do impedimento e da proibição do uso das mãos. Demorou quase 10 anos para que o futebol se aproximasse das regras atuais.
Em 1886, a International Board foi criada para unificar as regras das federações de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda. A popularização veio a partir de 1904, com o surgimento da Fifa.