Newsletter subscribe


Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Palmeiras, Portuguesa Santista, Posts

Toninho Cecílio

Toninho Cecílio
Posted: 27/05/2016 at 07:00   /   by   /   comments (0)

No dia 27 de maio de 1967, nascia na cidade de Avaré, no interior de São Paulo, um zagueiro que marcou época como capitão do Palmeiras e foi destaque no futebol japonês: Toninho Cecílio.

Desde criança, ele mostrava qualidade com a bola nos pés e vontade de se tornar jogador. Ainda muito jovem, começou a jogar em pequenas equipes amadoras da cidade natal.

Em 1983, foi levado por um dirigente de clubes de Avaré para fazer um teste no Palmeiras. Entrou para o time sub-17 do alviverde, que tinha Zetti, Velloso, Ivan e Edu Manga.

No ano seguinte, ganhou uma oportunidade na equipe profissional e ficou lá por nada menos do que nove anos. Toninho logo se tornou capitão da equipe pelo estilo de liderança que tinha.

O zagueiro foi titular durante todo o tempo, sendo a segurança da defesa. Tinha uma excelente visão de jogo e tentava sempre sair jogando, sem apelar apenas aos famosos chutões.

Toninho Cecílio, porém, deu azar ao fazer parte de uma geração que viveu o jejum de títulos do Palmeiras. Ele saiu da equipe justamente uma temporada antes de o tabu foi quebrado.

Mesmo assim, o zagueiro foi convocado para a seleção brasileira em 1990 e também chamado para as seleções paulistas de 1987, 90 e 91. Saiu do Parque Antarctica em 1993 para o Botafogo.

Ficou metade daquele ano no Rio de Janeiro e outra metade em Belo Horizonte, onde defendeu o Cruzeiro. No entanto, voltou a chamar atenção mesmo no futebol japonês.

Em 1994, assinou contrato com o Cerezo Osaka e fez parte do elenco campeão nacional. Ficou lá por duas temporadas e foi chamado para a famosa “seleção de estrangeiros” do país.

De volta ao Brasil, passou por Coritiba, São José (SP), União São João (SP), Portuguesa Santista, Etti Jundiaí (SP) e Santo André (SP), onde pendurou as chuteiras para se tornar treinador.

Imagens: Toninho Cecílio – Site Oficial