Newsletter subscribe


Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio, Posts, Santos

Valdo Cândido de Oliveira Filho

Posted: 12/01/2016 at 20:39   /   by   /   comments (0)

No dia 12 de janeiro de 1964, nascia na cidade de Siderópolis, no interior de Santa Catarina, o meia Valdo. O craque que disputou duas Copas do Mundo e fez história no futebol europeu.

Os primeiros passos no esporte foram dados nas categorias de base do Figueirense. No entanto, o meia despontou mesmo como profissional ao fazer parte do elenco do Grêmio em 1984.

Vestiu a camisa tricolor por quatro anos e não demorou a cair nas graças da torcida. Teve uma fase brilhante na equipe gaúcha, sendo tetracampeão estadual (1985, 86, 87 e 88).

Era considerado pela imprensa um dos melhores meias do futebol brasileiro e passou a ter cadeira cativa na seleção brasileira. Em 1986, foi convocado para a Copa do Mundo.

A técnica, a visão de jogo e o toque de bola despertaram os olhares dos dirigentes portugueses. Valdo assinou com o Benfica, onde foi um dos destaques do título português de 1989.

Mesmo tendo vestido a camisa canarinho como titular absoluto na Copa do Mundo de 1990, o meia só conquistou um título pelo Brasil em toda a carreira: a Copa América de 1989.

Contratado pelo Paris Saint-Germain, foi campeão da Copa da França em 1995. Ainda passou pelo Nagoya, do Japão, antes de retornar ao futebol brasileiro e ser destaque em vários clubes.

Valdo ficou marcado como um dos mais longevos jogadores em atividade. Já experiente, jogou por Cruzeiro, Santos, Sport, Atlético-MG, Juventude, São Caetano e Botafogo.