No dia 17 de fevereiro de 1946, nascia na cidade de Criciúma, no interior de Santa Catarina, um dos maiores campeões de toda a história do Internacional: o ponta-direita Valdomiro.
Iniciou carreira no Comerciário, clube da cidade natal, onde ficou por três anos. Começou a despertar a atenção dos diretores do Colorado em 1969 e logo mudou-se para Porto Alegre.
Assim que chegou ao Beira-Rio, o jogador foi muito criticado e pressionado tanto pela torcida quanto pela mídia. No entanto, aos poucos foi se entrosando e conquistando lugar no time.
Valdomiro se destacava pela velocidade, pelas cobranças certeiras de faltas e escanteios, além do forte chute a gol. Com o tempo, tornou-se um talismã do clube e da torcida.
O ponta-direita conquistou nada menos do que dez títulos do Campeonato Gaúcho (1969, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 78 e 82), além de ter sido tricampeão brasileiro (1975, 76 e 79).
O craque brilhou ao lado de Paulo Roberto Falcão, Figueroa e Paulo César Carpegiani. Com as excelentes atuações, passou ser lembrado nas convocações da seleção brasileira.
Valdomiro vestiu a camisa canarinho na disputa da Copa do Mundo de 1974, que ocorreu na Alemanha. Ao todo, defendeu o Brasil em 23 partidas e marcou um total de seis gols.
O jogador ainda teve uma passagem pelo Milionários, da Colômbia, entre 1980 e 1981. O craque, porém, retornou ao Internacional e encerrou a carreira de atleta no clube.
O ponta-direita se tornou um dos principais ídolos do Colorado e ganhou uma placa no estádio Beira-Rio como o símbolo das conquistas da equipe ao longo de toda a década de 1970.