Pages Menu
Categories Menu
Valdomiro Vaz Franco

Valdomiro Vaz Franco



No dia 17 de fevereiro de 1946, nascia na cidade de Criciúma, no interior de Santa Catarina, um dos maiores campeões de toda a história do Internacional: o ponta-direita Valdomiro.

Iniciou carreira no Comerciário, clube da cidade natal, onde ficou por três anos. Começou a despertar a atenção dos diretores do Colorado em 1969 e logo mudou-se para Porto Alegre.

Assim que chegou ao Beira-Rio, o jogador foi muito criticado e pressionado tanto pela torcida quanto pela mídia. No entanto, aos poucos foi se entrosando e conquistando lugar no time.

Valdomiro se destacava pela velocidade, pelas cobranças certeiras de faltas e escanteios, além do forte chute a gol. Com o tempo, tornou-se um talismã do clube e da torcida.

O ponta-direita conquistou nada menos do que dez títulos do Campeonato Gaúcho (1969, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 78 e 82), além de ter sido tricampeão brasileiro (1975, 76 e 79).

O craque brilhou ao lado de Paulo Roberto Falcão, Figueroa e Paulo César Carpegiani. Com as excelentes atuações, passou ser lembrado nas convocações da seleção brasileira.

Valdomiro vestiu a camisa canarinho na disputa da Copa do Mundo de 1974, que ocorreu na Alemanha. Ao todo, defendeu o Brasil em 23 partidas e marcou um total de seis gols.

O jogador ainda teve uma passagem pelo Milionários, da Colômbia, entre 1980 e 1981. O craque, porém, retornou ao Internacional e encerrou a carreira de atleta no clube.

O ponta-direita se tornou um dos principais ídolos do Colorado e ganhou uma placa no estádio Beira-Rio como o símbolo das conquistas da equipe ao longo de toda a década de 1970.