Newsletter subscribe

Botafogo, Confrontos, Posts, Vasco da Gama

Vasco 2×1 Botafogo – A virada com o “gol de lençol” de Dinamite em 1976

Vasco 2x1 Botafogo 1976
Posted: 07/05/2016 at 07:00   /   by   /   comments (0)

O atacante Roberto Dinamite é considerado o maior artilheiro da história do Vasco da Gama. Foram mais de 700 gols marcados e, segundo ele próprio, o mais bonito ocorreu em 1976.

No dia 9 de maio daquele ano, a equipe cruzmaltina subia ao gramado do estádio do Maracanã para enfrentar o Botafogo no tradicional “Clássico da Amizade” pela Taça Guanabara.

Faltavam duas rodadas para o fim do primeiro turno e o Vasco estava um ponto atrás do líder Flamengo, precisando vencer para ainda manter vivas as chances de chegar à ponta.

Com quase 40 mil torcedores nas arquibancadas, o Botafogo fez parecer que ia acabar com o sonho cruzmaltino. Aos 43 minutos, Ademir abriu o placar para o time da estrela solitária.

Na segunda etapa, porém, o Vasco voltou com outro espírito e Dinamite tratou de igualar o placar aos 18 minutos. Ele chutou da esquerda, o goleiro Wendell espalmou e, no rebote, caixa.

O clássico se encaminhava para o final, com um empate que tirava dos cruzmaltinos qualquer chance de ainda alcançar o Flamengo e conquistar aquele primeiro turno.

No entanto, aos 45 minutos do segundo tempo, o artilheiro surge. Dinamite recebe dentro da área, mata no peito, dá um lençol no zagueiro Osmar e, sem deixar a bola cair, fuzila para o gol.

Vasco 2x1 Botafogo 1976

Vasco 2×1 Botafogo – A virada com o “gol de lençol” de Dinamite em 1976 (clique na imagem para ver o gol)

O Vasco acabou vencendo a Taça Guanabara, nos pênaltis, contra o Flamengo. E aquele lance ficou marcado como o “Gol do Lençol”, eternizado em um mural no entrada do Maracanã em 2002.

Imagem: Netvasco