Newsletter subscribe

Posts, XV de Piracicaba

XV de Piracicaba

Posted: 15/11/2015 at 10:25   /   by   /   comments (0)

No dia 15 de novembro de 1913, era fundado um dos mais tradicionais clubes de futebol não apenas do interior paulista, mas também do interior do país: o XV de Piracicaba.

A equipe ganhou força e começou a incomodar os times da capital na década de 1960, sob o comando do lendário presidente Romeu Italo Ripoli, que levou o clube para fora do Brasil.

O Nhô Quim fez uma grande excursão em 1964, disputando jogos na Suécia, na Polônia, na Alemanha, na Dinamarca, na Rússia, na Ucrânia, na Moldávia, no Cazaquistão e no Uzbequistão.

O auge do clube foi em 1976, quando chegou à final do Campeonato Paulista. A equipe foi vice-campeã daquele ano, sendo derrotada pelo Palmeiras na final. Relembre:

O time-base era formado por: Doná; Volmil, Fernando, Elói e Almeida; Muri, Vágner, Pitanga Nardela (Capitão), Benê (Paulinho) e João Paulo. O treinador era Dema.

A torcida quinzista se orgulha da conquista de quatro campeonatos paulistas do interior e, principalmente, do título da Série C do Campeonato Brasileiro de 1995.

A marca registrada do clube, porém, é o hino popular. Um dos mais originais do Brasil: https://youtu.be/ntQKM2tsBKM