No dia 1° de fevereiro de 1949, nascia na cidade do Rio de Janeiro o volante Zé Mário. O jogador ficou caracterizado pelo estilo “marcador carrapato”, principalmente no futebol carioca.
Zé Mário iniciou a carreira no Bonsucesso e logo despertou a atenção dos dirigentes do Flamengo. Tinha bastante facilidade para tocar de primeira e uma excelente visão de jogo.
Vestindo a camisa rubro-negra, o marcador foi campeão carioca em 1972 e 1974. Jogou ao lado de Zico, Paulo César Caju, Luiz Carlos, Paulinho, Renato, Vicentinho e Caio.
Em 1975, desembarcou nas Laranjeiras e, no mesmo ano, foi campeão carioca pelo Fluminense. No ano seguinte, chegou ao Vasco, onde venceu o torneio estadual de 1977.
Zé Mário ainda jogou pela Portuguesa, entre 1980 e 1982. Chegou a ser capitão da equipe que tinha Daniel González, Wilson Carrasco, Enéas, Jorginho, Toninho e Éwerton.
Encerrou a carreira na Lusa e optou pela carreira de treinador. Dirigiu clubes brasileiros como Goiás, Botafogo e Internacional, mas se destacou no futebol árabe e japonês.