Newsletter subscribe

CRB, Posts

Clube de Regatas Brasil – CRB

Posted: 20/09/2015 at 23:19   /   by   /   comments (0)

No dia 20 de setembro de 1912, um grupo de esportistas que praticavam remo na Praia de Pajuçara em Maceió, capital de Alagoas, se reunia para criar uma nova agremiação: o Clube de Regatas Brasil.

Entre um treino e outro, os jovens deixavam a água, pegavam uma bola e disputavam um racha na areia. Aquele futebol despretensioso foi ganhando forma naturalmente, transformando-se em um time em 1916.

A partir daí o CRB começou a crescer e sentir a necessidade de ter um lugar para jogar. O estádio da Pajuçara foi o primeiro particular em todo o estado, tendo o primeiro lance de arquibancada inaugurado em 1921.

O Galo da Pajuçara passou a despontar nos gramados e foi o primeiro time alagoano a se sagrar tetracampeão estadual (1937, 38, 39 e 40). Aquela equipe histórica ficou conhecida como ‘Esquadrão de Aço’.

A dimensão nacional veio em 1962, com a primeira participação na então Taça Brasil. Em 1971, na primeira edição do Campeonato Brasileiro, o CRB disputou a segunda divisão, chamada à época de Taça de Prata.

As conquistas no Campeonato Alagoano já tinham se tornado uma constante. O clube logo passou a ser hegemônico nos torneios estaduais, sempre com uma disputa acirrada com o maior rival: o CSA.

Em 1994, o CRB foi vice-campeão da Copa do Nordeste, perdendo a final para o Sport. Os anos seguintes foram de crise, mas também de ressurgimento. Em 2011, foi vice-campeão da Série C e retornou à segunda divisão.

O CRB é o maior campeão da história de Alagoas. Entre os ídolos estão Mourão, Canhoto, Pompéia, Silva, Roberval Davino, Roberto Menezes e Haroldo Zagallo – pai de Mário Jorge Lobo Zagallo.