Newsletter subscribe


Guarani, Ponte Preta, Posts, São Paulo, Vasco da Gama

Albino Friaça Cardoso – Friaça

Albino Friaça Cardoso - Friança
Posted: 20/10/2015 at 21:36   /   by   /   comments (0)

Albino Friaça Cardoso nasceu no dia 20 de outubro de 1929 em Porciúncula, uma cidade do Rio de Janeiro que faz divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Na década de 1930, Friaça foi morar e estudar em Carangola, no interior mineiro. Não demorou para começar a jogar bola no time da cidade, o Ipiranga. Foi lá em que tudo mudou.

Em 1943, a equipe recebeu o Vasco da Gama em um amistoso. Os cruzmaltinos logo se interessaram pelo futebol do atacante, que despertou os olhares do técnico Ondino Vieira.

Friaça passou a jogar na equipe mista do Vasco, que viajava pelo país em excursões. Em 1947, subiu para a equipe principal e passou a integrar o eterno Expresso da Vitória.

Naquele mesmo ano, sagrou-se campeão carioca invicto. Ganhou fama de goleador e revezava com Dimas a artilharia do time. Em 1948, venceu o Campeonato Sul-Americano pelo Vasco.

Deixou o Rio de Janeiro em 1949 para vestir a camisa do São Paulo. Foi campeão e artilheiro do Paulistão daquele ano, com 24 gols. Passou ainda por Ponte Preta e Guarani.

Retornou ao Vasco da Gama, onde encerrou a carreira em 1954. Friaça foi figura carimbada nas convocações da seleção brasileira entre o fim da década de 1940 e o início dos anos 1950.

Disputou a primeira Copa do Mundo no Brasil, tendo marcado o único gol da equipe canarinho na derrota por 2 a 1 para o Uruguai na final. Com a amarelinha, conquistou alguns títulos.

Foi campeão da Copa Rio Branco, da Taça Oswaldo Cruz e do Campeonato Pan-Americano. Friaça faleceu no dia 12 de janeiro de 2009 em Itaperuna, no Rio de Janeiro.