Newsletter subscribe


Atlético-MG, Cruzeiro, Posts

Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão

Estádio Governador Magalhães Pinto - Mineirão
Posted: 05/09/2015 at 23:59   /   by   /   comments (0)

No dia 5 de setembro de 1965, o Gigante da Pampulha era inaugurado. Para a ocasião, foi convocada uma seleção com os jogadores que atuavam em Minas Gerais. O adversário era o time-base da seleção argentina na época: o River Plate.

Um público de 73 mil pessoas vibrou com a vitória dos donos da casa por 1 a 0, gol de Buglê, que na época jogava no Atlético-MG. A arbitragem foi do carioca Antonio Viug, auxiliado pelos mineiros Joaquim Gonçalves e Luis Pereira Fillho.

A equipe comandada pelo técnico Gérson dos Santos foi a campo com Fábio; Canindé, Grapete, Bueno e Décio Teixeira; Buglê, Dirceu Lopes e Wilson Almeida; Tostão, Silvestre e Tião.

O sonho de construir o estádio do Mineirão começou a ser tirado do papel em 1959, quando Belo Horizonte contava com apenas um campo de grande porte: o Independência. A nova casa recebeu o nome do governador da época: Magalhães Pinto.

O Gigante da Pampulha já foi palco de grandes decisões do Brasileirão, cinco finais da Libertadores e uma da Copa Intercontinental. O Mineirão virou arena para a Copa do Mundo de 2014, sendo marcado pelo Brasil 1×7 Alemanha, além dos Jogos Olímpicos de 2016.