No dia 19 de janeiro de 1945, nascia na cidade de Conselheiro Pena, no interior de Minas Gerais, o centroavante que de tanto marcar gols se tornou até música: Fio Maravilha.
O jogador iniciou carreira no Flamengo, levado às categorias de base pelo irmão Germano, que havia sido ponta-esquerda do clube. Começou a bater bola na Gávea aos 15 anos.
Logo caiu no gosto da torcida flamenguista, senão pela qualidade técnica, mas pelo estilo carismático e raçudo de jogar. Tinha um jeito desengonçado, mas nunca desistia das jogadas.
O apelido surgiu após marcar um golaço em uma partida contra o Benfica (POR) em uma vitória por 1 a 0. No Flamengo, disputou 147 partidas e foi responsável por marcar 44 gols.
Fio Maravilha dominou as paradas de sucesso musicais na voz de Jorge Ben Jor. Apesar da homenagem, o centroavante não gostou e processou o artista. Fizeram as pazes anos depois.
O jogador ainda teve passagens por Avaí, Paysandu, CEUB, Desportiva Ferroviária e São Cristóvão. Foi atuar em Los Angeles, gostou dos Estados Unidos e se tornou entregador de pizza.