Newsletter subscribe

America-RJ, Corinthians, Fluminense, Paysandu, Portuguesa, Posts

Ivair Ferreira – O príncipe do futebol

Ivair Ferreira - O príncipe do futebol
Posted: 27/01/2016 at 21:06   /   by   /   comments (0)

Ivair Ferreira nasceu no dia 27 de janeiro de 1945 na cidade de Bauru, no interior de São Paulo. Os primeiros passos no futebol foram dados nas categorias de base da Portuguesa.

O craque despontou como um dos destaques da equipe no início da década de 1960, em um time que tinha Servílio como uma das principais estrelas. Não demorou para se tornar ídolo.

Em 1963, após uma vitória da Lusa sobre o Santos por 3 a 2, foi apelidado de “Príncipe” pelo “Rei” Pelé. No ano seguinte, só não foi campeão em cima do Peixe por problemas de arbitragem.

Ivair formou um famoso quinteto com Ratinho, Leivinha, Paes e Rodrigues. Os garotos rodaram o mundo e ficaram conhecidos como o “Ataque Iê Iê Iê”:

O atacante só deixou a Lusa em 1969, quando foi negociado com o Corinthians. Formou dupla de ataque com Rivellino durante o jejum de títulos e foi goleador no Robertão daquele ano.

Em 1971, transferiu-se para o Fluminense e conquistou o primeiro título. A segunda taça veio dois anos depois. O jogador ainda teve passagens por America-RJ e Paysandu.

Ivair foi um dos pioneiros a ajudar na popularização do futebol nos Estados Unidos e no Canadá. Foi treinador nas categorias de base da Lusa e montou escolinhas de futebol.