Newsletter subscribe

Grêmio, Posts

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Posted: 15/09/2015 at 23:28   /   by   /   comments (0)

No dia 15 de setembro de 1903, um grupo de 31 jovens se reunia em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para criar um time de futebol. Depois de uma longa conversa, era assinada a ata de fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Os próprios rapazes ainda tinham pouco contato com o esporte. A vontade de montar um time havia nascido dias antes, quando a equipe de futebol mais antiga do país saiu do interior gaúcho para fazer uma excursão na capital: o Sport Clube Rio Grande.

Ficou definido que as camisas seriam havana e azul, listradas horizontalmente, com uma faixa branca na cintura, calções e meias pretas. Também foram escolhidos outros acessórios que já não são mais usados: gravatas e boné.

As primeiras décadas foram de crescimento no cenário gaúcho, conquistando uma série de títulos estaduais. A partir de 1909, com a criação do Sport Club Internacional, nasceu a maior rivalidade do futebol do Rio Grande do Sul.

O profissionalismo chegou ao futebol gremista em 1937. Foi o pontapé inicial para o clube ultrapassar as fronteiras do Sul e começar a disputar partidas em todo o país. Em 1952, o Grêmio contratou o primeiro jogador negro da história tricolor: Tesourinha.

Em 1954, o clube ergueu um dos maiores motivos de orgulho da torcida: o estádio Olímpico. Em uma década de excursões ao exterior, o Grêmio começou a ceder jogadores à seleção brasileira. Na conquista da Copa do Mundo de 1970, Everaldo representou o Tricolor.

O década de ouro, porém, foi 1980. Temporadas de esquadrões que tinham Mazaropi, Paulo Roberto, Baidek, Hugo de León, Paulo Céxar Caju, Renato Gaúcho, Caio e Mário Sérgio. Em 1981, esses craques conquistaram o inédito título do Campeonato Brasileiro.

Já sob o comando do técnico Valdir Espinoza, o Tricolor gaúcho chegou ao auge em 1983. O time garantiu as taças da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes. Feitos jamais superados na história do clube e que não saem da memória da torcida.

Os títulos passaram a ser uma constante. O Grêmio venceu a Copa do Brasil (1989, 1994, 1997 e 2001), a Supercopa do Brasil (1990), o Campeonato Brasileiro da Série A (1996), da Série B (2005) e a Recopa Sul-Americana (1996).

A década de 1990, em grande parte sob o comando do técnico Luis Felipe Scolari, foi de glórias. Em 2012, a torcida se despediu do estádio Olímpico para assumir uma nova casa: a Arena Grêmio. O local recebe as partidas do Tricolor desde 2013.