Sociedade Esportiva Palmeiras

No dia 26 de agosto de 1914, a Sociedade Esportiva Palmeiras era criada. O Acervo da Bola relembra um dos melhores times de toda história alviverde: a primeira e eterna Academia de Futebol.

Comandada principalmente por Osvaldo Brandão e Filpo Núñez, a equipe dominou o futebol no país ao lado do Santos de Pelé na década de 1960 levantando diversos troféus.

O time foi bicampeão da Taça Brasil (1960 e 67), bicampeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 69), campeão do Rio-São Paulo (1965) e tricampeão paulista (1959, 63 e 66).

Em 1965, a equipe foi chamada pela então CBD para representar a seleção brasileira na inauguração do estádio Mineirão, em Belo Horizonte. O alviverde bateu o Uruguai por 3 a 0.

O Palmeiras só tinha craques: Valdir de Moraes, Djalma Santos, Djalma Dias, Valdemar Carabina, Ferrari, Dudu, Ademir da Guia, Julinho Botelho, Servílio, Tupãzinho e Rinaldo.

Isso sem falar de Leão, Picasso, Baldocchi, Minuca, Geraldo Scotto, Zequinha, Gildo, Germano, Chinesinho, César Maluco, Vavá, Ademar Pantera, Romeiro e Ênio Andrade.

Imagens: Palmeiras – Site Oficial