Newsletter subscribe

Atlético-PR, Corinthians, Fluminense, Guarani, Posts, Santa Cruz

Washington César Santos

Washington
Posted: 03/01/2016 at 19:26   /   by   /   comments (0)

No dia 3 de janeiro de 1960, nascia na cidade baiana de Valença o artilheiro Washington César Santos, que formou uma das duplas de ataque mais famosas do futebol brasileiro ao lado de Assis.

Os dois começaram a se destacar na década de 1980, quando jogavam no Atlético-PR, e foram apelidados de “Casal 20” em razão da série de TV que fazia sucesso na época.

Em 1982, eles foram os grandes destaques do Furacão na conquista do campeonato paranaense. Logo despertaram as atenções da mídia e da diretoria do Fluminense.

Mudaram de clube no ano seguinte e logo se tornaram ídolos. Quando havia escanteio para o Tricolor, a torcida gritava “ão ão ão, na cabeça do negrão”, em referência a Washington.

O atacante se tornou um dos maiores artilheiros da história do clube, com 118 gols em 301 jogos. Ele conquistou três campeonatos cariocas seguidos, de 1983, 84 e 85.

O principal título, porém, foi o Campeonato Brasileiro de 1984. O time tinha craques como Paulo Víctor, Ricardo Gomes, Branco, Romerito e era comandado por Carlos Alberto Parreira.

Washington ainda teve passagens por outros vários clubes como Corinthians, Internacional, Botafogo, Guarani, Santa Cruz e Fortaleza. Faleceu no dia 25 de maio de 2014.