No dia 25 de maio de 1961, nascia na cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, um volante/meia que jogou na Lusa nos anos 1980 e que depois se tornou um grande técnico: Tite.
Adenor Leonardo Bacchi iniciou a carreira profissional em 1978 no Caxias, time da cidade natal. Passou rapidamente pelo Esportivo, de Bento Gonçalves (RS), e se transferiu para a Portuguesa.
O jogo mais marcante com a camisa lusitana ocorreu em 1984, no estádio do Canindé, pelo Brasileirão. A Portuguesa venceu o Brasil de Pelotas por 4 a 1. Um dos gols lusos foi marcado pelo então meia Tite.
O atual treinador teve o gol eleito como o mais bonito da rodada e foi capa de jornal no dia seguinte. Na foto, Tite comemora em frente à torcida após balançar as redes.
Naquele dia, a Rubro-Verde foi a campo com Ewerton, Mauro Campos, Zequinha, Leiz, Odirlei, Beto, Heriberto, João Batista, Marinho Rã, Ramírez e Tite. O técnico era José Poy.
Defendendo a Portuguesa, o meia Tite marcou um total de seis gols em 22 jogos disputados. Depois do Canindé, atuou no Guarani e encerrou a carreira cedo por lesões no joelho.